top of page

CENTRO ESPÍRITA LUZ DA VERDADE

O Centro Espírita Luz da Verdade é uma associação espírita, religiosa e sem fins lucrativos, baseando suas atividades nos ensinamentos de Allan Kardec e nos evangelhos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Conforme a máxima de Jesus, “Dai de graça o que de graça recebestes”, todos os tratamentos espirituais são gratuitos. Fazem parte da equipe de médiuns cerca de 350 trabalhadores, voluntários que disponibilizam seu tempo e a sua boa vontade a serviço da mediunidade com Jesus.

WhatsApp Image 2019-07-29 at 09.12.48.jp

Equipe de médiuns voluntários do Centro Espírita Luz da Verdade. Foto realizada no exame de aura dos médiuns (25/07/2019)

História

Centro Espírita Luz da Verdade foi fundado em 09 de fevereiro de 1929 por Josino Cândido Branquinho, Gervásio Cândido Branquinho, Gervásio Branquinho Primo, Joaquim Gomes Menezes, Filemon Nunes da Silva, Jonas Branquinho e João Borges. A fundação do Centro Espírita Luz da Verdade foi o ponto de partida para o agrupamento de pessoas que constituiu o povoado de Palmelo, que 24 anos mais tarde culminou na emancipação política dessa cidade.

Josino Cândido Branquinho presidiu o Centro Espírita Luz da Verdade desde a sua fundação, até o ano de 1933. Ele residia numa chácara nas proximidades, considerando que não havia a cidade. Pelo costume da época, andava em um cavalo bem arreado. Esse era o meio de locomoção que utilizava.

 

Atendia já naquela oportunidade às pessoas enfermas. Tinha conhecimentos da homeopatia e das ervas medicinais, as quais aliadas ao trabalho mediúnico curavam os enfermos.

De 1934 até 1937, Jonas Branquinho assumiu a presidência do Centro Espírita Luz da Verdade. Jerônimo Cândido Gomide assumiu a presidência do Centro Espírita Luz da Verdade durante os anos 1938 e 1939. Ele que estabeleceu contato com os palmelinos, quando curou Dorcelino Damásio da Silva (que era morador da região de Palmelo), na Fazenda do Pico, município de Caldas Novas. Assim, Jerônimo transferiu residência para Palmelo em 1936.

Nos anos de 1940 e 1941, Gervásio Branquinho Primo foi presidente do Centro Espírita Luz da Verdade. Em 1942, Jerônimo Candinho reassumiu a presidência do Centro Espírita Luz da Verdade, até a sua desencarnação, em 20 de outubro de 1981.
Bortolo Damo assumiu a presidência do Centro Espírita Luz da Verdade após a desencarnação de Jerônimo Candinho, até ano de 2007. Em 2008, Gentil Lourenço Borges assumiu a presidência do Centro até 2010. Barsanulfo Zaruh da Costa assumiu a presidência de 2011 até os dias atuais.

Desde sua fundação, o Centro Espírita Luz da Verdade tem sido referência para outras casas espíritas. Muitos núcleos de trabalho foram fundados sob a orientação dos mentores espirituais desse Campo Espiritual de Palmelo.

bottom of page